A perspectiva adventista sobre os últimos dias do ser humano na terra será abordada em um novo conteúdo do Feliz7Play. A plataforma de vídeos da Igreja Adventista apresenta O Retorno – Nós fomos avisados, uma série com sete episódios, de 20 minutos cada um, que aborda os os últimos dias antes da volta de Jesus, de forma real e didática. Conversamos com Jeferson Nali e Luciana Costa, diretor e roterista da nova atração, que explicam suas maiores motivações para esse projeto. Eles contam também sobre os desafios de filmar em meio a pandemia de Covid-19. Confira!

Como foi a ideia de criar uma série sobre os últimos dias do mundo? O que impressionou vocês?

Luciana: A primeira vez que eu pensei em escrever um filme sobre o Grande Conflito foi quando eu tinha sete anos de idade. Um pastor passou na igreja o filme A Vitória Final, de 1986, e eu fiquei encantada! Sinceramente, aquilo me tocou de tal maneira que eu decidi ali que queria fazer cinema, para produzir filmes como esse. O que me impressionava era anunciar sobre o fim da raça humana e que, se fizéssemos a escolha certa, teríamos uma chance de viver para sempre.

Jeferson: Tive essa ideia tempos atrás. Acredito que, como todo “adventista de berço”, este é um tema que sempre mexeu com nosso íntimo e nosso imaginário.

Leia também:

Sobre o processo de gravação, como foi?

Luciana: Todo processo de gravação é complexo.  Mas, por conta da pandemia, isso se tornou muito mais complicado. Gravamos em uma “janela de folga” da quarentena. Foi muito corrido pois, a qualquer momento, o comércio poderia fechar todo novamente. A equipe era reduzida, vários protocolos cumpridos, muitas exigências necessárias para mantermos todos seguros. Além disso, uma uma logística elaborada para gravar em cidades diferentes.

Jeferson: Gravamos em mais de seis cidades de São Paulo, sempre com a pressão da pandemia. Tudo era novo, com um peso muito maior, pois precisávamos garantir  a segurança de toda equipe. O roteiro sofreu alterações depois de pronto por conta do distanciamento. Foi muito desafiador, mais do que imaginamos.

Que cuidados foram tomados para que o resultado ficasse fiel aos escritos Bíblicos e de Ellen White?

Luciana: Eu tentei ser extremamente fiel aos relatos bíblicos e de Ellen White. A série vai mostrar acontecimentos que os adventistas já leram e ouviram tantas vezes. Vai ser um momento importante, onde as pessoas vão ter a oportunidade de reconhecerem sua própria fé.

Jeferson: Essa foi uma prioridade para nós, em todos os episódios. O contexto geral da trama se passa em um futuro que nós só temos conhecimento por meio dos textos bíblicos e pelos materiais da escritora americana Ellen White, portanto, toda a nossa referência vem daí.

A série promete muita ação. Que sentimento vocês querem despertar nas pessoas? E que ações vocês querem que resultem desses sentimentos?

Luciana: Com certeza, a série vai prender a atenção do público. Será magnética! (risos). Tem ação, suspense e emoção. O objetivo do projeto é levar e fortalecer a mensagem, despertar os que dormem. Nossa esperança é motivar as pessoas a compartilharem essa esperança.

Jeferson: A série, realmente, tem ação, emoção e muitos ensinamentos. Desejamos que as pessoas despertem para o que dizem as escrituras e o que elas dizem sobre o tempo em que vivemos.

Assista ao trailer: https://youtu.be/0xSKRQvdLh4